duplicação faixa velha

Bloqueio de trânsito embaixo de viaduto da ERS-509 causa transtornos em Santa Maria

Thays Ceretta

Fotos: Thays Ceretta (Diário)
Motoristas não podem passar por baixo do viaduto de um bairro para o outro

Obras são sinônimos de melhorias, mas normalmente elas vêm acompanhadas de alguns transtornos. Quem mora ou passa por Santa Maria, percebe isso diariamente. Nos últimos dias, a reclamação tem sido de moradores e motoristas que trafegam pelo Bairro Km 3 e São José.

É que o trânsito embaixo do viaduto da ERS-509 está bloqueado e causa incômodo. O acesso a Avenida Osvaldo Cruz e Rua Antônio Boteca estão interrompidos. Com isso, o movimento é menor naquela região, prejuízo para quem tem comércio na zona leste da cidade.

- Nesta época o movimento já é mais parado em função das férias e com este bloqueio fica ainda pior, dificulta o acesso dos clientes e a saída dos veículos. Agora, tanto nós, moradores como os clientes precisam fazer uma volta bem maior - comenta Carla Favarin, gerente de uma empresa que presta manutenção para veículos pesados.

Santa Maria tem 15 feiras com produtos coloniais a cada semana. Veja horários e locais

O transito foi bloqueado embaixo do viaduto que faz parte das obras de duplicação da ERS-509, a Faixa Velha de Camobi. A obra começou em 2013 e o viaduto foi entregue no final de 2018, mas naquele local será preciso construir uma rotatória para facilitar o acesso de motoristas. Por isso a ligação dos Bairros São José e Km 3 com a Faixa Velha está fechada. A fotógrafa Simone Plate, 35 anos, mora no Bairro Dom Antônio Reis, mas pelo menos três vezes na semana ela precisa ir até o Bairro São José.

- Sem noção esse bloqueio total, poderiam ter feito de forma parcial e ainda colocaram a polícia para multar. A volta ficou bem maior, sem contar que as ruas do Bairro São José estão esburacadas - disse Simone, indignada.


A Della Pasqua é a empresa responsável pelas obras. Segundo o empresário e engenheiro Mauro Della Pasqua, são necessários mais 10 dias de trabalho para que as obras sejam concluídas. Em caso de chuva, o serviço será prorrogado.

- Estamos fazendo a pista lateral e o asfaltamento da rótula embaixo do viaduto. O bloqueio já ocorre desde o dia 10 de janeiro - explicou o empresário.

Agora, quem vem pela ERS-509 e tem que entrar na Avenida Osvaldo Cruz, tem que andar um pouco mais e fazer o retorno perto do Trevo do Castelinho ou então nas rotatórias entre as Avenidas Dores e Diácono João Luiz Pozzobom. Já para quem vai para o Bairro São José tem que seguir pelo viaduto até a altura da Rua Pedro Figueira, o percurso aumenta em cerca de 3 km.

Após finalizada essa parte, a empresa ficará responsável por realizar toda sinalização de trânsito da rodovia. As condições climáticas também são determinantes para que as obras sejam concluídas dentro do prazo estabelecido. O solo precisa estar seco - e, por isso, a chuva pode atrapalhar as atividades - para a conclusão do asfaltamento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Facebook muda regras e vai identificar 'notícias falsas' Anterior

Facebook muda regras e vai identificar 'notícias falsas'

Ruas do Centro de Santa Maria têm novos bloqueios nesta quinta-feira Próximo

Ruas do Centro de Santa Maria têm novos bloqueios nesta quinta-feira

Geral